Imediatamente após a estação quente de verão e quando começa a esfriar um pouco, os mercados recebem frutas especiais e diferentes, uma das mais notáveis ​​é a araticum. A forma estranha da fruta e seu conteúdo levemente bizarro são o que nos atrai a prová-la, mas se você soubesse os benefícios para a saúde da araticum, ela sem dúvida se tornaria a sua fruta favorita desta época do ano. Convidamos você a aprender mais sobre esta fruta deliciosa e doce, parente da fruta do conde.

O que é araticum?

A araticum é uma árvore subtropical que tem uma fruta com um sabor doce e é rica em carboidratos, mas 100 gramas contêm apenas 75 calorias. Esta maravilhosa fruta contém muitas vitaminas e minerais, como tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6), cálcio, potássio e vitamina C. Você pode encontrar araticum nos mercados e nas mercearias principalmente nos meses de outono, embora às vezes possam ser comprados um pouco mais tarde no inverno.

Araticum e benefícios para o sistema imunológico

Como já dissemos, a fruta araticum contém uma grande quantidade de vitamina C, que é considerada o melhor nutriente para fortalecer e melhorar o sistema imunológico do corpo. Comer araticum, além de outros alimentos saudáveis, ajuda o corpo a combater os radicais livres que nos prejudicam, estimula e aumenta a produção de glóbulos brancos e fornece proteção contra doenças comuns, como influenza, resfriados e outras doenças infecciosas.

Em um estudo publicado em 2011, os pesquisadores descobriram que a maioria dos antioxidantes presentes na fruta, incluindo a vitamina C, é absorvida no corpo não necessariamente por comer a polpa da fruta, mas principalmente por beber seu suco; Portanto, na opinião deles, é melhor espremer a fruta e beber o suco em vez de comer o conteúdo.

Araticum é boa para o coração e os vasos sanguíneos

Sabe-se que altos níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue são um dos fatores que aumentam as chances de várias doenças cardíacas, incluindo derrame. Portanto, é bom saber que um estudo publicado em 2011 descobriu que a araticum ajuda a reduzir os triglicerídeos no sangue e aumenta a produção de colesterol “bom” (HDL).

Isto é devido ao equilíbrio de sódio e potássio na fruta, que ajuda o corpo a controlar a regulação da pressão arterial e a expansão dos vasos sanguíneos. Além disso, ficou claro que o consumo regular de araticum ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a freqüência cardíaca.

Araticum é eficaz para o cérebro

Existem várias maneiras pelas quais você pode manter a saúde e a função do cérebro, como dormir, resolver vários cálculos matemáticos e jogar jogos de memória, e agora você sabe que comer araticum também está nessa lista; Acontece que a carne da araticum é uma boa fonte de vitamina B6 – que controla o nível de ácido gama-aminobutírico (GABA), que é o inibidor mais comum dos condutores nervosos no sistema nervoso central.

100 gramas de araticum tem 0,527 mg de vitamina B6, que é cerca de 20% da ingestão diária recomendada. Comer a fruta pode aliviar a irritabilidade, depressão, dores de cabeça e proteger contra a doença de Parkinson, estresse e ansiedade.

Benefícios do araticum

O araticum tem uma série de benefícios para sua saúde e pode ser ideal para melhorar sua dieta. (Foto: Revista Globo Rural)

Araticum previne o câncer

O câncer é uma das causas mais comuns de morte no mundo moderno e, para evitá-lo, existem vários métodos e tratamentos. De acordo com um estudo publicado em 2017, verifica-se que comer araticum pode ajudar a prevenir a doença, pois é rico em antioxidantes e oferece muitos benefícios anticâncer. As células cancerígenas são causadas por radicais livres causados ​​pelo estresse oxidativo no organismo, e o conteúdo antioxidante da fruta ajuda a neutralizar o efeito desses radicais.

Além disso, a fruta contém quantidades significativas de fibras alimentares que inibem a absorção de colesterol no intestino, impedindo que a membrana mucosa e o intestino grosso sejam expostos a substâncias tóxicas. Isso reduz o risco de câncer de cólon e fígado e até protege contra o câncer de mama.

Araticum contra a osteoporose

Como já vimos até agora, a araticum possui benefícios à saúde devido ao seu alto conteúdo mineral que pode proteger nosso corpo de muitas doenças. Nos últimos anos, foi demonstrado que essa fruta também tem a capacidade de prevenir a osteoporose – uma doença que resulta da perda de massa óssea ou da densidade e tecido ósseo e, felizmente, pode ser reduzida por meio de uma dieta à base de cálcio.

Como já observamos, a araticum contém altas doses de vitaminas e minerais, incluindo cálcio, tornando as frutas a fonte de muitos componentes de grande importância para a construção dos ossos, prevenindo a perda óssea e até fortalecendo a saúde dos dentes.

Araticum preserva a aparência da pele saudável e jovem

Como mencionado acima, a araticum possui uma quantidade significativa de vitamina C que, além de manter o sistema imunológico do corpo, também é essencial para manter a pele saudável e radiante. Como antioxidante natural, a vitamina C ajuda a curar feridas e é responsável pela construção do colágeno, necessário para evitar a fraqueza da pele e a formação de rugas.

Sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e pigmentação, são o resultado de danos à pele causados ​​por radicais livres. Ao consumir vitamina C de uma fonte natural como araticum e outras frutas, você pode ajudar seu corpo a combater os radicais livres que a prejudicam e nutrem uma pele saudável e com aparência mais jovem.

Promove o crescimento dos cabelos

À luz de tudo o que foi dito até agora, é claro que a araticum é uma fruta muito nutritiva e saudável para a pele e o sistema imunológico, e acontece que também pode ser benéfico para os cabelos de várias maneiras. Assim como a pele, a vitamina C da fruta também é essencial para a saúde do cabelo e evita os danos causados ​​pelos radicais livres, sem mencionar as outras substâncias que ela contém, como magnésio, ferro e zinco, que são conhecidos por promover o crescimento do cabelo.

Quais outros benefícios da araticum vocês conhecem? Como usam essa fruta na dieta?

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