Sementes de chia, botanicamente conhecidas como Salvia hispanica, já ganharam status de superalimento. Isto é principalmente devido à presença de boas quantidades de fibras, gorduras boas, proteínas e alguns minerais essenciais, como cálcio, tornando-se uma escolha saudável. Mas, quanto as sementes de chia por dia contribuem para uma inclusão saudável na dieta? Vamos descobrir.

Qual a quantidade de chia por dia para os melhores resultados?

Idealmente, você pode ter uma a duas colheres de sopa de sementes de chia secas por dia. Não exceda essa quantidade, especialmente se você não está acostumado a comer alimentos ricos em fibras.

Se você quiser começar a comer sementes de chia, você pode começar com apenas meia colher de sopa e aumentá-la gradualmente para uma colher de sopa. Se você comer sementes de chia em excesso, você pode ter problemas de estômago devido ao alto teor de fibras.

Você pode moê-las ou mergulhá-las na água por uma ou duas horas. Você pode adicionar as sementes de chia em pó ao seu smoothie ou iogurte para o seu café da manhã. As sementes de chia encharcadas incham, pois absorvem muita água. Você pode beber esta água gelatinosa para fazer você se sentir completo por um longo período de tempo. Isso, juntamente com o teor de fibras nas sementes, pode ajudar na perda de peso.

Você também pode ter sementes inteiras e secas de chia. No entanto, se você quiser garantir a assimilação adequada dos nutrientes, em seguida, imersão ou moagem são melhores opções.

Benefícios da chia para a saúde

As sementes de Chia são conhecidas e consumidas por pessoas na maior parte da América do Sul e do México há séculos. Era um alimento básico da comunidade asteca, e eles supostamente os tinham antes de correr ou entrar em um campo de batalha porque as sementes lhes davam energia, que eles poderiam sustentar por um longo tempo. Abaixo estão alguns benefícios para a saúde das sementes de chia.

Rica em Proteínas

Sementes de chia contem uma boa quantidade de proteína e, portanto, ajudam na construção de músculos, pele e saúde do cabelo, bem como aumentar a imunidade e metabolismo.

Boa para a saúde do coração

As sementes de Chia tem boas gorduras ou ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que aumentam a quantidade de HDL ou colesterol bom no sangue. Além disso, a fibra solúvel nas sementes de chia pode prevenir bloqueios nos vasos sanguíneos e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Ajuda com Melhor Digestão

As sementes de Chia são ricas em fibras e, portanto, ajudam no processo de digestão e mantêm o intestino saudável. Alimentos ricos em fibras também podem ajudar na perda de peso, pois fazem com que você se sinta satisfeito e reprima a liberação de insulina em quantidades excessivas.

Sementes de chia

Saiba a quantidade certa de chia para consumir e evite exageros que podem fazer mal para sua saúde. (Foto: herzindagi.com)

Previne o câncer

As sementes de Chia são ricas em antioxidantes e compostos polifenólicos encontrados na maioria das plantas. Assim, eles podem ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer, destruindo os radicais livres. Elas tem ácido alfa-lipoico, que é um tipo de ácido graxo ômega-3. Isto é conhecido por reduzir o crescimento de células cancerígenas do colo do útero e da mama.

Tabela nutricional da Chia

As sementes de Chia tem uma excelente proporção de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Um tamanho de porção de 28 g de sementes de chia contém 4915 mg de ácidos graxos ômega-3 e 1620 mg de ômega-6. O mesmo tamanho de porção tem 4,4 g de proteína, 10,6 g de fibra dietética, 177 mg de cálcio, 265 mg de fósforo, 0,6 mg de manganês e outros minerais em quantidades vestigiais.

Efeitos colaterais de comer muitas sementes de Chia

Não há muitos efeitos colaterais de comer sementes de chia. No entanto, deve-se tomá-los com moderação e, como mencionado, aumentar gradualmente a ingestão para evitar problemas relacionados ao intestino.

Interação com medicamentos

As pessoas que tomam medicamentos para diluir o sangue e pressão arterial devem consultar seu médico antes de incluir sementes de chia em sua dieta diária.

Alergia às sementes

Pessoas com certos tipos de alergias alimentares também devem ficar longe ou consultar seu médico antes de consumir sementes. Normalmente, se você é alérgico a gergelim ou mostarda, então você deve verificar se você é alérgico a sementes de chia também.

Pode levar ao câncer

Algumas pesquisas foram feitas para estabelecer uma ligação entre o risco de câncer de próstata e a ingestão de ácido alfa-linoleico, que está presente em sementes de chia. No entanto, os resultados foram em grande parte inconsistentes. Mas, em outro estudo, eles provaram que a ingestão desse ácido graxo na verdade reduziu o risco de câncer de próstata. Embora mais pesquisas sejam necessárias nessa área, esse ácido graxo não parece aumentar o risco de certos tipos de câncer.

Então, agora que você sabe quantas sementes de chia você deve ter por dia, você pode incluí-las em sua dieta diária. Elas são absolutamente saudáveis, e desde que você atinja a quantidade recomendada, você pode obter todos os benefícios de saúde, com certeza. Sementes de chia são muito seguras, e de fato recomendadas durante a gravidez também. Certifique-se de verificar com seu médico em caso de alergias e medicamentos.

Sementes de chia são muito seguras, e de fato recomendadas durante a gravidez também. Certifique-se de verificar com seu médico em caso de alergias e medicamentos.

Você já usa a chia na dieta? Quais os resultados já trouxe para sua dieta?

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