As folhas de chicória consistem em vários vegetais folhosos intimamente relacionados na família composta (Asteraceae) e na subfamília Cichorioideae. As plantas provavelmente se originaram em torno da região do Mediterrâneo e das regiões menores da Ásia.

Chicória tem sido cultivada há séculos por suas folhas, flores e raízes; usos culinários e medicinais. A planta é uma planta perene herbácea resistente, por vezes cultivada como uma cultura anual, com uma grande raiz principal profunda que emana a seiva leitosa. Existem várias variedades de chicórias. A chicória selvagem é muito amarga e tem caules curtos que são formados por folhas dentadas (denteadas) semelhantes ao dente-de-leão.

Chicória e seus nutrientes

Este alimento é muito baixo em gordura saturada e colesterol. Também é uma boa fonte vitamina B6, potássio e manganês. Uma abundância de vitaminas e minerais são encontrados nas chicórias. Dependendo da variedade, eles contêm beta-caroteno, riboflavina, vitamina C, vitamina E, folato e potássio. Eles também fornecem cálcio, ferro e magnésio. Além disso, a chicória contém carboidratos complexos não digeríveis chamados fruto-oligossacarídeos (FOS), que podem promover o crescimento de bactérias saudáveis no cólon.

Como consumir a folha de chicória?

As folhas novas, macias da chicória podem ser comidas cruas como saladas verdes. Suas folhas mais velhas também podem ser refogadas / salgadas para reduzir o amargor. Sopas e ensopados são ideais para chicórias, com um ótimo sabor resultante. Sua crocância pode ajudar a fazer das chicórias um ótimo petisco saudável.

Tipos de chicória

A chicória ou chicória belga (Cichorium endivia var. Foliosum) é um vegetal popular da estação do inverno na Europa, especialmente na Itália. Possui folhas de cor creme, comprimidas em cabeças compactas de 10 a 12 cm de comprimento.

A endívia cacheada (Cichorium endivia var. Crispum) é principalmente consumida como um vegetal de salada. É verde estreito folhas muito rendadas e pontiagudas (frisee) crescem em forma de roseta. Tem costelas esbranquiçadas ou avermelhadas e é relativamente amarga.

A endívora de folhas largas (Cichorium endivia var.Latifolia) ou escarola apresenta folhas largas, mais pálidas e menos torcidas. A escarola tende a ser menos amarga que a endívia das folhas encaracoladas. Ele pode ser comido como outras verduras frescas como parte de uma salada verde, ou refogado ou picado e adicionado em sopas e ensopados.

Catalogna Brindisina-Puntarelle (que significa brotos em italiano) é outra variante popular da chicória italiana. É também conhecida como cicoria di catalogna ou cicoria asparago. Suas cabeças alongadas e com babados são caracterizadas por folhas longas, pálidas, em forma de nervura central e dente de leão, medindo em comprimento cerca de 40 a 50 cm. As verduras Puntarelle têm um sabor amargo e atraente.

A chicória da folha de açúcar (Cichorium endivia var. Porphyreum) apresenta folhas semelhantes a alface, dobrando-se em uma cabeça compacta que é verde por fora e amarelo pálido por dentro. Tem um gosto bastante amargo que se torna mais suave quando branqueado.

Preparo da chicória

A chicória contém vários benefícios para sua saúde, além de ser um vegetal com muito sabor para as mais diversas receitas. (Foto: Wikipedia)

Chicória: para quê serve?

Chicórias são vegetais de folhas muito baixas em calorias. 100 g de folhas frescas carregam apenas 23 calorias; no entanto, as folhas são embaladas com numerosos fitonutrientes benéficos para a saúde essenciais para o bem-estar geral.

As partes de plantas de chicória transportam numerosos compostos medicinalmente importantes como inulina, lactonas sesquiterpênicas, alcaloides, cumarinas (vitamina K), vitaminas, minerais e esteróis de plantas. Estudos sugerem que o alto conteúdo de inulina e fibra na chicória ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e LDL-colesterol em pacientes diabéticos e obesos.

Chicória deixa segurar excelentes níveis de vitamina A e β-caroteno. 100 gramas de folhas frescas compõem surpreendentemente 5.717 UI (190% dos níveis diários recomendados) de vitamina A. Os carotenos se convertem em vitamina A no interior do corpo humano. Além disso, a vitamina A é necessária para manter a mucosa e a pele saudáveis. Além disso, é também uma vitamina essencial para uma boa visão. O consumo de vegetais / verduras naturais ricos em vitamina A ajuda a proteger contra o câncer de pulmão e cavidade oral.

As folhas de chicória também carregam quantidades incrivelmente altas de luteína e zeaxantina (10.300 μg / 100 g), são importantes carotenoides da dieta. A zeaxantina é seletivamente absorvida pela mácula lútea da retina nos olhos, onde se pensava fornecer funções antioxidantes e protetoras de filtragem de luz. Assim, ajuda a prevenir o descolamento da retina e oferece proteção contra a “doença degenerativa macular relacionada à idade” (DMRI) em idosos.

Folhas de chicória são muito boas fontes vegetais de folhas verdes de vitamina K; 100 g fornece cerca de 247 mg ou 215% da dose recomendada. A vitamina K tem um papel potencial na saúde óssea através da promoção da atividade osteoblástica (formação e fortalecimento ósseo). Níveis adequados de vitamina K na dieta ajudam a limitar os danos neuronais no cérebro; assim, tem um papel estabelecido no tratamento de pacientes da doença de Alzheimer.

100 g de folhas frescas de chicória contêm 24 mg ou 40% dos níveis diários recomendados de vitamina C. A vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e a eliminar radicais livres de oxigênio prejudiciais.

Além disso, contém boas quantidades de muitos grupos essenciais de vitaminas do complexo B, como ácido fólico, piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1) e niacina (B3). Juntas, essas vitaminas desempenham papel vital como co-fatores no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

Além disso, as chicórias transportam boa fonte de minerais como cálcio (10%), manganês (18%), cobre, ferro e potássio. Manganês utilizado como co-fator para a enzima antioxidante superóxido dismutase. O potássio é um eletrólito intracelular importante que ajuda a combater os efeitos hipertensivos do sódio.

Como escolher e guardar a chicória?

A chicória está melhor disponíveis durante os meses de inverno, embora endívias frescas cultivadas hidroponicamente possam estar disponíveis durante todo o ano. Escolha os verdes com um centro pálido rodeado por folhas firmes e brilhantes que são muito encaracoladas e vivas. Evite folhas amarelas murchas, duras e descoloridas.

Para guardar a chicória, coloque folhas de chicória em um saco plástico perfurado, ou embrulhe-as frouxamente em um papel ou pano úmido. Evite colocar em pacotes próximos. Descarte folhas murchas ou com ponta marrom. As chicórias armazenadas corretamente podem durar 1 semana no refrigerador com umidade apropriada.

Métodos de preparação para chicória

Pouco antes de usar, lave a chicória rapidamente em água fria, sem deixá-la de molho. Remova quaisquer folhas murchas e seções duras. Corte e tempere apenas antes de usar. Chicória é usada ​​da mesma forma que alface ou espinafre, que substituem ou combinam.

Aqui estão algumas dicas para servir a chicória

Crua, especialmente servido vestido com um vinagrete ou maionese. Elas formam uma mistura interessante com outras folhas verdes.

A chicória pode ser refogada ou adicionada às sopas no final do tempo fresco para dar sabor. Sopa de feijão branco e chicória é uma receita popular do sul da Itália.

Chicória belga é usada crua em saladas ou assada e servido como um vegetal.

Ela também pode ser refogado, então picada e usada em panquecas, omeletes e quiche.

A chicória é largamente consumida em toda a Europa, EUA e no Brasil. Embora este vegetal de folhas verdes contenha altas concentrações de glicosídeos amargos e inulina, nenhum efeito colateral conhecido até agora notificado quando usado em quantidades moderadas.

Como vocês consomem e preparam a chicória? Quais receitas gostam mais com esse vegetal?

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