O quiabo é um pequeno vegetal verde com um nome estranho. Um pequeno vegetal verde em forma de lança com um sabor suave, quiabo se assemelha a uma pimenta e tem sido cultivado como fonte de alimento por centenas de anos. Hoje, é usado em uma variedade de pratos em todo o mundo.

No Brasil é um velho favorito para engrossar caldos e combinar com a carne de frango graças à sua textura grudenta quando cozido em água. Ele também pode ser cortado em frituras ou assado no forno para um prato mais crocante. Mais e mais pessoas estão se tornando criativas com o quiabo à medida que sua versatilidade e espectro nutricional se tornam mais conhecidos.

Quiabo é bom para quê?

Embora o quiabo possa ser facilmente ignorado na seção de produtos, não ignore isso em seu regime de saúde e perda de peso. O quiabo embala quantidades impressionantes de nutrientes em suas pequenas vagens. Tudo isso com um sabor único e que vai agradar aos mais diversos paladares.

Vamos então aos benefícios e usos do quiabo.

Quiabo e benefícios na digestão

A fibra dietética do quiabo ajuda você a se sentir satisfeito por mais tempo, o que evita que você coma as batatas fritas depois do jantar. Ela também é o principal fator aqui novamente. Alto teor de fibra é ótimo para o trato digestivo e mantém você indo mais regularmente. Isso não só ajuda a manter seu peso baixo, mas torna você mais saudável.

O quiabo é também um diurético, o que significa que ajuda o corpo a se desintoxicar e ajuda a eliminar o excesso de peso da água. Uma grande arma em seu arsenal para reduzir as medidas. Quiabo também reveste o trato digestivo quando consumido e ajuda a acelerar a cicatrização de úlceras pépticas.

Baixas calorias do quiabo e o controle de colesterol

É sempre bom quando uma comida pode satisfazer a sua fome e ajudá-lo a ficar em bom estado. A baixa contagem calórica de quiabo significa que você pode definitivamente colher outra colher no seu prato e ainda ver os números descerem na escala. Além disso, a pectina no quiabo diminui o LDL ou o colesterol ruim, o que melhora a função cardíaca.

Quiabo no auxílio para fortalecer o organismo

Repleto de antioxidantes, o quiabo pode fornecer o tão necessário apoio às células na luta contra os radicais livres que podem levar ao câncer. A fibra saudável do quiabo também alimenta às bactérias boas, muito necessárias em nossos intestinos, que constroem nossa imunidade contra vírus e infecções.

A alta quantidade de folatos no quiabo é especialmente importante em uma dieta de pré-gravidez, uma vez que diminui a incidência de defeitos do tubo neural do bebê. Da mesma forma, comer mais folatos durante a gravidez ajuda a sustentar uma mãe e um bebê saudáveis.

Benefícios do quiabo

Muito saboroso, o quiabo é cheio de benefícios para sua saúde e uma dieta saudável. (Foto: Autoktono)

Quiabo e diabetes

O quiabo estabiliza os níveis de açúcar no sangue. O teor de fibra do quiabo também é responsável por diminuir a taxa de absorção de açúcar no trato digestivo. A pesquisa mostrou que, além de seus efeitos estabilizadores sobre o açúcar no sangue, o quiabo na verdade reduz os níveis de açúcar no sangue e pode ser uma opção para a prevenção do diabetes.

Quiabo na prevenção de doenças e problemas de saúde

Estudos têm mostrado que comer mais quiabo resulta na redução do dano renal ao longo do tempo. A poderosa dose de vitamina C do quiabo tem sido associada a aliviar problemas respiratórios como a asma. Os nutrientes do quiabo, como as vitaminas C e A, têm sido associados a uma redução no risco de catarata e degeneração macular.

Quiabo para a pele e cabelos

Quiabo fervido, resfriado e misturado com suco de limão pode ser aplicado em seu cabelo para um acabamento agradável. O alto teor de vitamina C ajuda ao crescimento e rejuvenescimento das células da pele e do colágeno, que mantém a pele mais suave, jovem e saudável. Essa combinação pode tornar o quiabo um grande aliado para sua beleza.

Quiabo para o cérebro, contra a inflamação e para ossos fortes

Acredita-se que o quiabo seja um dos principais alimentos para o cérebro e é comido com frequência no Oriente Médio e no Extremo Oriente por estudantes que precisam de um estímulo mental. O quiabo também é bom para as articulações, além de tratar inflamações pulmonares, dores de garganta e síndrome do intestino irritável. Graças à sua vitamina K e folatos, o quiabo tem sido creditado com a prevenção da perda óssea e afastando a osteoporose.

Com 2 gramas de proteína por xícara, o quiabo é uma fonte vegetariana de fácil preenchimento, proteína fibrosa e de fácil digestão. Então, se você está tentando perder peso, ou apenas se sentindo mais saudável para se sentir melhor e prevenir problemas futuros de saúde, o quiabo deve definitivamente chegar à sua próxima lista de compras.

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