O abacate é um complemento comum a mesas e menus em todo o mundo. O caso de amor das pessoas com abacates ganhou força nos últimos anos. O crescimento das vendas supera o de qualquer outra fruta. Contendo diversos nutrientes e podendo ser usado tanto em receitas salgadas quanto doces, o abacate tem diversos benefícios para a saúde.

O que é um abacate?

O abacate é uma árvore tropical e perene com frutas verdes, em forma de pera e densas em nutrientes. O termo abacate se refere à árvore e à fruta.

Abacates vêm em centenas de variedades diferentes. E a árvore é um membro da família das plantas com flores, Lauraceae.

O fruto em si é tecnicamente uma baga contendo uma semente grande. Mas lembre-se de que a definição científica de uma baga (fruto derivado do ovário de uma única flor) varia de acordo com o uso comum. Os botânicos dirão que a berinjela é uma baga e o morango não. Então eu não pularia em um sapateiro feito por um botânico!

Embora não sejam doces, o abacate é um alimento gratificante e versátil, com uma textura cremosa e amanteigada. E eles têm um sabor rico do teor de gordura.

Abacate e seus benefícios para a saúde

Os abacates oferecem uma abundância de fibras, potássio (mais do que uma banana!) E vitaminas B6 e C. Eles também são ricos em folato, o que pode melhorar o seu humor!

Mas de qualquer maneira que você o fatie, os abacates nutricionais oferecem o máximo de gordura. De fato, uma xícara de abacate fornece 21 gramas de gordura. O tipo de gordura encontrada no abacate, portanto, é muito importante. E é principalmente uma mistura de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

As gorduras poli-insaturadas são essenciais. Isso significa que eles são necessários para o seu corpo funcionar, mas não podem ser produzidos por eles mesmos. Seu corpo usa essas gorduras para construir membranas celulares e cobrir os nervos. E eles também são necessários para coagulação do sangue e movimento muscular.

As gorduras monoinsaturadas são semelhantes às gorduras encontradas no azeite. Alguns estudos os vincularam à redução da inflamação, menor risco de doença cardíaca e efeitos anticâncer.

Enquanto muitas pessoas debatem os efeitos na saúde de tipos específicos de gordura, acho que é um pouco como debater se uma trombeta é um bom instrumento. Tomada por si só, é discutível. Mas quando está em uma banda talentosa, tocando música excelente, a equação pode mudar consideravelmente.

Para mim, o abacate é um pouco como uma das melhores orquestras já montadas. Eles não são apenas deliciosos, mas também contêm uma sinfonia fabulosa e nutritiva de componentes que se combinam para criar um resultado nutritivo e satisfatório (e, na minha opinião pessoal, delicioso!).

E, ao contrário do óleo de abacate, por exemplo, uma xícara de abacate fornece 10 gramas de fibra.

Além disso, abacates têm poucos pesticidas Menos de um por cento dos abacates convencionais apresentam resultados positivos para pesticidas. Portanto, se você não puder pagar abacates cultivados organicamente, poderá escolher variedades cultivadas convencionalmente sem nenhuma exposição importante a pesticidas.

Saúde

Os consumidores de abacate tendem a ter maior ingestão de nutrientes e menores taxas de síndrome metabólica. Eles também têm menor peso, menor IMC, menos gordura da barriga e níveis mais altos de HDL (lipoproteína de alta densidade ou colesterol “bom”).

Antioxidantes

Alguns nutrientes são solúveis em gordura. Isso significa que você deve consumi-los com gorduras para que seu corpo possa absorvê-las adequadamente.Comer carotenoides (antioxidantes, incluindo licopeno e beta-caroteno) com abacate ou óleo de abacate aumenta sua absorção.

Benefícios do abacate

Consuma o abacate e obtenha os mais diversos benefícios para sua saúde. (Foto: The Jakarta Post)

Câncer

A avocatina B, um composto derivado do abacate, pode ajudar a matar células de leucemia. Os fitoquímicos (compostos vegetais) nos abacates os tornam potencialmente benéficos para a prevenção do câncer.

Doença cardíaca

Ingerir um abacate por dia como parte de uma dieta moderada em gordura e que reduz o colesterol reduz o LDL (lipoproteína de baixa densidade ou colesterol “ruim”).

Perda de peso

As pessoas que comem abacate com uma refeição se sentem 23% mais satisfeitas. E eles tinham um desejo 28% menor de comer nas próximas cinco horas em comparação com pessoas que não ingeriram abacate.

Cérebro

A fruta é rica em ácido oleico (ou OEA), um ácido graxo ômega-9 que está associado a uma melhor cognição. Esses tipos de ácidos podem melhorar a memória. Foi demonstrado que a ingestão de gorduras monoinsaturadas reduz a depressão. (E equilibrar a ingestão de gordura pode ajudar a controlar a depressão.) E foi demonstrado que a alta quantidade de folato ajuda a manter os produtos químicos do cérebro, dopamina e serotonina. O conjunto diversificado de nutrientes bioativos presente nos abacates desempenha um papel fundamental na prevenção e cura de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Visão e boca

A fruta é rica em carotenoides, luteína e zeaxantina, que podem ajudar a proteger e manter células saudáveis ​​em seus olhos. O abacate pode ajudar a aumentar o pigmento macular com a idade. Es principais ingredientes do abacate podem aumentar os efeitos protetores contra a doença periodontal.

Osteoartrite e síndrome metabólica

Os principais ingredientes do abacate podem ajudar os pacientes com artrite do quadril ou joelho. Já a síndrome metabólica é uma variedade de problemas relacionados, incluindo alto nível de açúcar no sangue, alto colesterol sérico, pressão alta e alto índice de massa corporal, que levam a um risco aumentado de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Os efeitos hipolipemiantes, anti-hipertensivos, antidiabéticos, anti-obesidade, antitrombóticos, antiateroscleróticos e cardioprotetores do abacate podem ajudar a proteger contra essa síndrome.

Intoxicação alimentar e fígado

A atividade antibacteriana dos abacates pode ajudar a proteger contra e. Coli e outros patógenos de origem alimentar. Além disso, os abacates contêm produtos químicos que podem proteger contra toxinas do fígado, podendo também reduzir os danos no fígado causados ​​pelo vírus da hepatite C.

Mulheres grávidas

Os abacates são ricos em folato e potássio (normalmente pouco consumidos nas dietas maternas), além de fibras, gorduras monoinsaturadas e antioxidantes lipossolúveis – todos ligados a melhorias na saúde materna , resultados do nascimento e qualidade do leite materno.

Efeitos colaterais do abacate

Abacates são ricos em gordura e calorias. Portanto, se o excesso de peso for uma preocupação, convém criar alguns limites para a quantidade que você come. Uma pequena quantidade pode percorrer um longo caminho.

E se você é propenso a enxaqueca ou alérgico ao látex, o abacate pode não ser a fruta para você. Para quem sofre de enxaqueca, certos alimentos, circunstâncias ou fatores ambientais podem desencadear episódios. Os abacates às vezes aparecem nas listas desses alimentos devido aos altos níveis de tiramina (substância formada quando as proteínas se decompõem) que eles contêm quando maduros.

Além disso, o abacate contém alguns dos mesmos alérgenos encontrados no látex. Portanto, se você tem alergia ao látex, pode querer observar se o abacate desencadeia algum dos mesmos sintomas.

Quando um abacate está maduro?

Como muitos avo-amantes sabem, os abacates podem amadurecer rapidamente – muitas vezes rápido demais! A maioria de nós conhece a dor de esquecer um abacate e depois perceber que ele se tornou muito mole para comer.

Então, como você sabe quando seu abacate está maduro? Depende da variedade. Os abacates crescem mais escuros à medida que amadurecem, mas os chamados peles verdes mantêm sua cor.

Para determinar a maturação, aperte suavemente o abacate com todos os dedos. Se uma pequena quantidade de pressão fizer com que “ceda”, está pronto!

Não pressione abacates com o polegar. Pode machucar a fruta. Essa técnica é a razão pela qual muitos abacates de supermercado acabam arruinados. O polegar humano é o inimigo natural do abacate!

Você também pode retirar o caule ou a tampa pequena na parte superior do abacate. Se sair facilmente e se você encontrar verde por baixo, terá um bom abacate maduro e pronto para comer.

E com uma variedade de pele mais grossa ou casca dura, você pode puxar a pequena touca e enfiar um palito de dente. Se for macio, o avo está pronto para comer!

A melhor maneira de descascar um abacate

Descascar esta fruta pode ser um desafio às vezes. As maiores concentrações de antioxidantes são as mais próximas da pele. Então, você quer tentar obter o máximo de carne possível da seguinte forma:

Lave seu abacate.

Corte longitudinalmente, ao redor da semente.

Gire sua fruta e corte-a em um quarto de segmentos.

Separe as peças e retire a semente.

Começando pelo topo de cada peça, corte e retire a carne. Depois descarte a pele.

Como armazenar abacates?

Para armazenamento, mantenha os abacates em temperatura ambiente até que estejam maduros.

Se o abacate estiver maduro, mas você não estiver pronto para comê-lo, coloque-o na geladeira. Eles costumam continuar assim por mais três a cinco dias.

Para acelerar o processo de amadurecimento, coloque o abacate em um saco de papel marrom e adicione uma maçã.

Se você tiver metade de um abacate ou já estiver cortado, espremer um pouco de suco de limão ajudará a não dourar.

E aí, o que acham dos abacates? Quais receitas gostam com essa fruta?

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