As bananas – também conhecidas como as frutas que ficam no balcão da cozinha até ficarem marrons – estão entre as frutas mais controversas. Muitas pessoas evitam bananas porque têm alto teor de carboidratos e açúcar em comparação com a maioria das outras frutas. Mas isso não significa que as bananas não possam fazer parte de uma dieta saudável.

De fato, existem muitos benefícios da banana que você provavelmente não considerou. Continue lendo por alguns motivos convincentes para adicionar mais bananas à sua dieta.

Bananas são ricas em potássio e fibras

As bananas são uma excelente fonte de potássio. Uma das principais razões pelas quais precisamos de potássio é regular o equilíbrio de fluidos em nossos corpos. Também se demonstrou que o potássio reduz a pressão sanguínea, fortalece os ossos e promove a função muscular adequada.

As bananas contêm fibra solúvel, que incha como uma esponja no estômago, dando aos alimentos um volume geleia que faz você se sentir cheio. As fibras solúveis também se ligam às calorias e gorduras no estômago e nos intestinos e as puxam para fora do corpo antes que possam entrar na corrente sanguínea, suportam os níveis de glicose no sangue, sustentam o corpo com energia sustentada e ajudam a ter movimentos intestinais regulares.

Entre outros benefícios da banana, elas são uma ótima fonte de vitamina B6. Uma banana de tamanho médio pode fornecer cerca de um quarto de suas necessidades diárias de vitamina B6, o que é significativo para o metabolismo.

Bananas são ótimas se você estiver procurando produtos naturais

Se você estiver com um orçamento limitado, as bananas são uma opção acessível de frutas, porque você pode optar facilmente por produtos não orgânicos. Elas têm uma casca grossa para ajudar a proteger a parte comestível dos pesticidas. Por esse motivo, elas nunca estiveram na lista de alimentos sujos de grupos de trabalho ambiental. Dito isto, é possível que os produtos químicos penetrem no solo e afetem as frutas, de modo que os orgânicos sejam preferidos quando possível.

Bananas são ótimas para exercícios

Se a perda de peso não é uma prioridade, as bananas são uma boa fonte de carboidratos e fornecerão combustível para os exercícios. Elas também podem ajudar a reduzir as cãibras musculares e a dor relacionadas ao exercício.

Em um estudo, após jejuar durante a noite, 20 ciclistas do sexo masculino bebiam apenas água com peras ou bananas antes de pedalar em alta intensidade no dia seguinte. Aqueles que beberam água com frutas experimentaram uma recuperação 50% mais rápida do que aqueles que beberam água sem frutas e também foram mais rápidos e tiveram mais energia.

Se a perda de peso for uma prioridade, no entanto, é melhor exercitar-se com o estômago vazio, pois isso permitirá que seu corpo use gordura como combustível, em oposição à banana que você acabou de comer.

As bananas causam constipação?

As bananas são ricas em fibras, o que é essencial para combater a constipação e o inchaço. Uma das razões pelas quais muitas pessoas podem sentir-se constipadas ao comer bananas é que a fibra precisa de água para fazer seu trabalho. Portanto, verifique se você está bebendo pelo menos 2 litros de água por dia se estiver comendo uma dieta rica em fibras.

Você também deve prestar atenção à maturidade da banana. Bananas verdes – de cor amarela esverdeada – podem causar constipação, enquanto bananas maduras podem aliviá-lo. Isso ocorre porque as bananas verdes têm mais amido, enquanto as maduras têm mais fibra.

Banana na dieta

Conheça os benefícios da banana e acrescente essa importante fruta à sua dieta. (Foto: asianexpress.co.uk)

Vitaminas e nutrientes da banana

Sua banana típica contém cerca de 30 gramas de carboidratos e 14 gramas de açúcar, que é o dobro do que você ganha com uma xícara de framboesas. O açúcar ainda é açúcar para o seu corpo, independentemente de estar na forma de açúcar processado ou frutose de frutas.

Uma banana média também contém 1 grama de proteína, 3 gramas de fibra e menos de 1 grama de gordura. Também é rico em potássio (422 mg), magnésio (32 mg), vitamina C (10 mg) e vitamina B6 (0,4 mg).

Dependendo do tamanho exato da banana, as calorias, carboidratos e açúcar, por exemplo, podem ser um pouco mais altos ou um pouco mais baixos. Embora seja saudável comer bananas, você deve estar consciente da quantidade que está comendo e tomar cuidado para não exagerar.

Como comer mais bananas?

Minha maneira favorita de desfrutar de bananas é em uma combinação com aveia durante a noite. Tomo 1 xícara de aveia em flocos, 3/4 de xícara de leite de amêndoa, 1/2 banana, 1 colher de chá de sementes de linhaça, 1 colher de chá de canela e misture em um frasco de vidro para fazer um delicioso lanche da manhã ou tarde.

Outra opção é cortar bananas em um bolo de arroz ou torrada. Pegue um pedaço de pão de passas com canela, passe uma camada de manteiga de amendoim e acrescento fatias de banana por cima.

Também gosto de usar bananas em um smoothie para mascarar o sabor de vegetais amargos, uma vez que as bananas têm um sabor forte e avassalador. Aqui está uma receita que mais amo: 1 xícara de espinafre fresco, 1/2 xícara de couve ou couve, 1/2 xícara de leite de amêndoa ou aveia, 1 colher de chá de canela, 1 banana, 1 colher de sopa de sementes de cânhamo e 1/2 colher de sopa de manteiga de amêndoa. Simplesmente misture tudo no liquidificador.

Também pode ser uma boa usar bananas no cozimento. A banana amassada tem a consistência ideal para ser usada no lugar da manteiga e do óleo em receitas de biscoitos, brownies, panquecas e muffins.

Como vocês consomem a banana na dieta? Quais receitas mais gostam com essa fruta?

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